quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Análise crítica :Terra Papagalli, Humanismo e Classicismo .

    O livro Terra Papagalli, obra de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, retrata de uma forma cômica e ''fictícia'' e através de uma carta narrativa, os primeiros anos do Brasil Pré-Colonial, onde nesse mesmo destacam-se vários aspectos do Humanismo e Classicismo.
    Uma das características do Humanismo que podemos, destacar nessa obra, é a transição do teocentrismo, que acontece no começo do livro, para o antropocentrismo que ocorre durante o resto da obra, onde se destacam várias vezes o homem como o centro de tudo, tanto em batalhas travadas, quanto na superioridade do homem á todos. Outra curiosidade presente nessa obra, é a semelhança de Cosme, protagonista da narrativa, á Luis de Camões, que foi exilado assim como Cosme, e também por sua fama de conquistador, onde ambos tiveram relações com várias mulheres.
      Outra característica do Humanismo, é sátira á igreja católica, pois na própria narrativa, Cosme foi criado nas doutrinas da igreja, pregando a palavra de Deus, mas o mesmo não seguia as diretrizes da igreja, onde se relacionou, com uma mulher, o que é proibido para os padres, e o mesmo mentiu perante o magister Videira para proteger Lianor, a mulher que ele tanto amava, podemos ligar esse fato ao Amor Platônico, um das características do Classicismo.
       Essa obra também possui semelhanças ao Auto da Barca do Inferno, um dos exemplos que ficam em evidência durante toda a narrativa, é a crítica á membros da igreja Católica, pois Cosme, era um seguidor da igreja, mas não obedecia as doutrinas, outra semelhança que podemos citar é a do Frade com Cosme, pois os mesmos, tinham amantes e desrespeitavam a igreja.
     Em relação ao classicismo podemos citar as grandes navegações, onde Cosme foi enviado as novas terras, chegando ao Brasil com as naus de Pedro Álvares Cabral, outro aspecto que podemos destacar é a Perfeição Formal, que está presente em toda narrativa, com um uso de uma linguagem formal.
        Logo, é evidente que o livro Terra Papagalli, absorveu muito bem as características desses movimentos literários, que foi um aspecto positivo para esta grande obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário